Sou humanista

Mais que uma vez me defini como ateu, mas isso não chega. Diz apenas aquilo em que não acredito, nada afirma sobre aquilo em que em que eu creio. Mais importante para mim é a minha ética humanista, que eu procuro ter como guia das minhas ações. A forma mais simples de explicar o que é o humanismo é publicar aqui a Declaração de Amsterdão de 2002, saída do Congresso Humanista Internacional, promovido pela União Humanista e Ética Internacional:


Declaração de Amsterdão 2002

O humanismo é o resultado de uma longa tradição de livre pensamento que foi inspirada por muitos dos grandes pensadores e artistas criativos do mundo, e deu origem à própria ciência.

Os fundamentos do humanismo moderno são os seguintes:

  1. O humanismo é ético. Ele afirma o valor, a dignidade e a autonomia do indivíduo e o direito de todo o ser humano à maior liberdade possível compatível com os direitos dos outros. os humanistas têm um dever de cuidado para com toda a humanidade, incluindo as gerações futuras. os humanistas acreditam que a moralidade é uma parte intrínseca da natureza humana, baseada no entendimento e na preocupação para com os outros, não necessitando de sanção externa.
  2. O humanismo é racional. Busca usar a ciência criativamente, não de forma destrutiva. Os humanistas acreditam que as soluções para os problemas do mundo estão no pensamento e ação humanos em vez de na intervenção divina. O humanismo defende a aplicação de métodos de ciência e livre investigação para os problemas de bem-estar humano. Mas os humanistas também acreditam que a aplicação da ciência e da tecnologia deve ser moderada por valores humanos. A ciência dá-nos os meios mas os valores humanos devem propor os fins.
  3. O humanismo apoia a democracia e os direitos humanos. O humanismo visa o mais pleno desenvolvimento possível para cada ser humano. Defende que a democracia e o desenvolvimento humano são questões de direito. Os princípios da democracia e dos direitos humanos podem ser aplicados a muitas relações humanas e não se restringem aos métodos de governo.
  4. O humanismo insiste que a liberdade pessoal deve ser combinada com a responsabilidade social. O humanismo ousa construir um mundo sobre a ideia da pessoa livre responsável pela sociedade, e reconhece nossa dependência do mundo natural e a nossa responsabilidade por ele. O humanismo é não-dogmático, e não impõe um credo aos seus aderentes. É, assim, comprometido com a educação livre de doutrinação.
  5. O humanismo é uma resposta à demanda generalizada por uma alternativa à religião dogmática. As religiões majoritárias do mundo alegam ser baseadas em revelações fixas para todo o tempo, e muitas buscam impor as suas mundivisões a toda a humanidade. O humanismo reconhece que o conhecimento confiável sobre o mundo e nós mesmos emerge através de um processo contínuo de observação, avaliação e revisão.
  6. O humanismo valoriza a criatividade artística e a imaginação e reconhece o poder transformador da arte. O humanismo afirma a importância da literatura, da música, e das artes visuais e performáticas para o desenvolvimento e plenitude pessoais.
  7. O humanismo é uma postura de vida com meta na máxima plenitude possível através do cultivo de um viver ético e criativo e oferece meios éticos e racionais de atentar-se para os desafios de nossos tempos. O humanismo pode ser um modo de vida para todos em todo lugar.

Nossa tarefa primária é conscientizar os seres humanos nos termos mais simples do que o humanismo pode significar para eles e de que comprometimentos ele implica. Ao utilizar a livre investigação, o poder da ciência e da imaginação criativa para o avanço da paz e ao serviço da compaixão, temos confiança de que temos os meios de solucionar os problemas que confrontam a todos nós. Chamamos a todos que compartilham dessa convicção para se associarem a nós nesse esforço.

— Congresso da IHEU, 2002.

Fonte: O Que É o Humanismo Secular, Liga Humanista Secular do Brasil

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

São fascistas, sim