Jésus, le dieu fait homme, de Pierre-Louis Couchoud

A criação do Cristo – Um esboço dos começos do Cristianismo, de Pierre-Louis Couchoud, de 1937, é um clássico entre os miticistas, ou seja os que defendem que Jesus não foi um personagem histórico, mas uma divindade para a qual foi criada uma história entre os homens. A sua tradução inglesa foi finalmente disponibilizada por Frank Zindler, diretor do American Atheist Magazine e posta online, Volume 1 (PDF, 1,2 Mb, 229 págs.) e Volume 2 (PDF, 1,7  Mb, 241 págs., por René Salm, no seu blogue Mythicist Papers, e também em versão comentada por por Neil Goffrey, no blogue Vridar.

Eu preferia ler a edição original francesa, mas já estou muito contente por poder ler este livro. Dado tratar-se de uma obra de 1937, é possível que alguns aspetos estejam desatualizados face à pesquisa contemporânea. Depois de ler o livro, vou sem dúvida consultar os comentários de Neil Geoffrey, pois este blogger australiano é uma das melhores fontes eruditas e cientificamente honestas neste campo, e ao mesmo tempo o mais disposto a divulgar as mais diversas avenidas de pesquisa que estão em curso – e nos últimos anos têm sido muitíssimas.


Quem foi Pierre-Louis Couchoud

Segue-se informação bibliográfica disponibilizada por René Salm, no seu blogue Mythicist Papers, e traduzida por mim.

Nascido em Vienne (Isère, França) em 1879, Couchoud entrou na École Normale Supérieure em 1898 e diplomou-se em Filosofia. Estudou também Medicina em Paris, formou-se como médico em 1911 com o trabalho L'Asthénie Primitive. Professor nomeado na Universidade de Göttingen, Couchoud beneficiou de uma bolsa da Fundação Kahn. Isso permitiu-lhe visitar a China e o Japão, resultando no livro Sages et Poètes d'Asie (1916). Traduziu várias obras do japonês e publicou, em 1924, Luciole, Conte Japonais, Raconté à Marianne Couchoud par son Père.

Dedicando-se particularmente à pesquisa de origens cristãs, Couchoud criou nome entre os exegetas e historiadores nesse campo, deixando um legado abundante que inclui os seguintes livros:

  • Benoît de Spinoza (1902, na coleção "Les Grands Philosophes"), reeditado em 1924 e premiado pela Académie Française.
  • L'Énigme de Jésus ("O Enigma de Jesus"), 1923.
  • Le mystère de Jésus ("O Mistério de Jesus"), 1924.
  • Le Douloureux Débat: Les Prètres et le Mariage ("O Doloroso Debate, Os Padres e o Casamento", 1927.
  • Théophile ou l'Étudiant des Religions ( "Theófilo, ou o Estudante de Religiões"), 1928
  • Premiers Écrits du Christianisme ("Os Primeiros Escritos do Cristianismo") com G. A van den Bergh van Eysinga e R. Stahl, 1930.
  • Le Problème de Jésus et les Origines du Christianisme ("O Problema de Jesus e as Origens do Cristianismo"), com P. Alfaric e A. Bayet, 1932.
  • Jesus le Dieu Fait Homme 1937. "A Criação de Cristo: Um Esboço dos Começos do Cristianismo", 1939. Vol 1 - Vol 2 (PDFs). Em segmentos e comentado por Neil Godfrey aqui.
  • Le Dieu Jésus ("O Deus Jesus"), 1951
  • La Sagesse Juive ("A Sabedoria Judaica"), n.d.

Couchoud editou várias séries, incluindo Judaïsme, Mythes et Religions, e Christianisme. O último inclui os seus livros Le Mystère de Jésus ("O Mistério de Jesus"), 1924, Du Sacerdoce au Mariage ("Do Sacerdócio ao Casamento"), com A. Houtin, 2 vols, 1927, e L'Apocalypse ("Apocalipse"), 1930. Contribuiu para numerosas revistas, editou a Revue des Sciences Psychologiques (com J. Tastevin) e muitas vezes deu palestras controversas, entre as quais Jésus est-il un Personnage Historique ou un Personnage Légendaire? La Vérité sur Jésus ("Jesus foi uma figura histórica de uma figura lendária? A verdade sobre Jesus"), 1926.

Couchoud editou Mémoires de Robert de Montesquieu (1923), Discours de la Condition de l'Homme de Blaise Pascal (1947), Paroles de Jeanne d'Arc (1947), etc. Foi amigo e doutor de Anatole France, a quem dedicou um dos Quatre Témoignages publicado em 1924. Ele também era o amigo e cunhado do escultor Bourdelle. Couchoud morreu o 8 de abril de 1959 na cidade de seu nascimento, onde se aposentara alguns anos antes.

O contemporâneo mitologista Earl Doherty observou: "Embora não me apoiando nele, eu traçaria o meu tipo de pensamento até Couchoud, ao invés do mais recente G. A. Wells que, na minha opinião, interpretou erroneamente a compreensão de Paulo sobre Cristo".

A seguir, uma tradução do artigo de Georges Ory (um miticista francês da geração seguinte) sobre Couchoud
Do Dictionnaire Rationaliste de 1964:

(Os meus comentários ocasionais estão entre parênteses.-René Salm)

Couchoud era formado em Medicina e Filosofia. Entre 1925 e 1939, também foi o líder de facto da escola racionalista francesa no que se refere à história da religião. Graças à série de publicações que instituiu na Rieder e na Presses Universitaires (intituladas Christianisme, assim como Judaïsme, Mythes et Religions), ele foi responsável por mais de uma centena de obras que trataram as questões religiosas num espírito de independência crítica e com uma profunda liberdade intelectual.

Couchoud escreveu quatro livros importantes – Le Mystère de Jésus (1924); L'Apocalypse (1930); Jésus le dieu fait homme (1937); Le dieu Jésus (1951) — bem como outros sobre temas tão variados como Spinoza, Pascal, e um intitulado Sábios e Poetas da Ásia. Pode-se, usando algumas de suas próprias palavras, dar uma revisão das conclusões de Couchoud sobre o surgimento do Cristianismo. Vou tentar isso nos parágrafos seguintes.

"O que era Jesus?", pergunta. A resposta de Couchoud: "Uma imensidão e um ponto de fuga". A ironia é completa, dependendo se considerarmos o imenso impacto de Jesus na história espiritual do homem ou sua virtual invisibilidade como realidade histórica. Nos assuntos espirituais das pessoas, no reino ideal que existe na mente, Jesus é colossal. No entanto, ao lidar com factos nus, Jesus é infinitamente pequeno e a história é incapaz de encontrá-lo.

A história de Jesus é a história da formação de Jesus. Ele entra na psique humana como fazem todas as histórias divinas, por acordo, conselho e ordem. Jesus foi declarado personagem histórico pelas ardentes obras da fé, obras que não podem ser encontradas antes do segundo século de nossa era. Jesus é um ser construído por consenso. Esses seres construídos são propriamente denominados divindades.

Na Bíblia não se encontra a transformação de um homem em deus. Para fazer isso, teríamos que nada saber sobre os judeus ou teríamos que esquecer tudo o que sabemos. O Jesus dos livros de aventuras – parte rei, parte aventureiro irrequieto, parte rebelde sem armas, parte salvador dos oprimidos – este Jesus deve permanecer para sempre às portas da História. As suas informações não estão em ordem. Os seus documentos de identidade são divinos, com a palavra 'homem' adicionada fraudulentamente. É preciso expurgar essa palavra sem hesitação, pois não serve para nada. Jesus não era um homem gradualmente feito deus, mas um Deus gradualmente feito homem. É fácil distinguir um do outro, pois o culto de Jesus não tem nada de fúnebre. [Todavia, eu diria que o Cristianismo – especialmente o kerygma paulino com sua doutrina de salvação pela morte e ressurreição de Jesus – está, de facto, imbuído do fúnebre – R.S.].

Jesus não é um fundador religioso, mas um novo deus. Ele não é a causa do culto, mas é seu objeto. Não é ele que prega deus, mas o deus que é pregado. Ele não é Maomé, é Alá. Não há relação genética entre uma história lendária e uma história divina. Apesar de semelhanças superficiais, os dois géneros são diametralmente opostos. Uma história lendária deforma fatos reais, enquanto uma história divina expressa uma fé em verdades que mascaram como factos, mas que são na realidade parábolas.

É impossível compreender as escrituras cristãs se buscamos descobrir nelas a deformação, a transformação, a deificação de um homem da História. [Isto contrasta com a visão de Guignebert, que Couchoud discute especificamente aqui - RS.] Jesus foi concebido na mente dos profetas e videntes. As suas origens devem ser encontradas em apocalipses judaicos e mistérios helenísticos. Ele foi parido por um culto, cresceu com ele, não se tornou deus, mas foi-o desde o início – um deus salvador, um rei celestial.

O conceito do deus-homem já não ressoa com o homem moderno. Já que temos, como discutimos acima, que separar os dois, vamos descartar o homem e manter o deus. Historiadores, não hesitem em apagar o homem Jesus das vossas notas! Abram caminho, em vez disso, para o deus Jesus. Ao fazê-lo, a história das origens cristãs será colocada na base correta. Tornar-se-á nova e elevada.

O verdadeiro historiador de Jesus não é um historicista. Sabe como distinguir factos de ideias que usam factos. Jesus é fonte apenas de esterilidade e irritação quando visto da perspetiva historicista. Esse Jesus recompensará os pesquisadores com frustração infinita.

Tal era, em grande parte, a conceção de Paul-Louis Couchoud, uma concepção solidamente fundamentada no texto e no facto. É necessário reler Couchoud – como também é necessário reler Loisy, Guignebert, Alfaric e Turmel – pois cada um desses pensadores oferece um caminho para uma visão sã e razoável das origens cristãs. – Georges Ory.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

Susan e Janis